CARREGANDO...

 
Unimed Aeromédica reduz tempo médio de atendimento
29/05/2020

A Unimed Aeromédica alcançou 17,26% de redução no tempo médio de atendimento do transporte aéreo (que compreende o tempo do recebimento da solicitação até a decolagem do voo) com a aplicação da metodologia Lean Six Sigma. A meta, prevista para março deste ano, era reduzir em 10% esse tempo.
 
Essa metodologia é utilizada com o objetivo de melhorar a capabilidade de um processo, ou seja, a capacidade de o processo entregar o serviço conforme as necessidades e as expectativas do cliente.
 
Os trabalhos tiveram início em agosto passado, com a equipe multidisciplinar formada por colaboradores da Unimed Federação Minas e Unimed Aeromédica.
 
Inicialmente, foram definidos o processo, a meta e a equipe de atuação. Foi feito um brainstorming sobre quais fatores que influenciavam no aumento do tempo de atendimento no dia a dia (causas de atraso) e, a partir daí, dois estudos foram propostos. Um deles verificou a percepção da equipe de como cada uma das causas afeta o tempo de atendimento e as complexidades para resolvê-las. O outro, avaliou, quantitativamente, o quanto essas causas realmente influenciavam no tempo.
 
Foram elaborados os planos de ação, com foco em mitigar as causas que tinham mais impacto no tempo de atendimento, que continuou sendo monitorado, em fevereiro e março, para verificar se as ações realmente foram eficazes.
 
As equipes das gestões Médica (GMD) e Operacional (GOP) reviram juntas o processo e discutiram os problemas e soluções. Como resultado, houve melhoria na comunicação e na interação entre ambas e, consequentemente, redução no tempo de atendimento. Também foi observado um alinhamento em cada equipe, definindo boas práticas que eram executadas por alguns colaboradores como padrão a ser seguido por todos.