CARREGANDO...

 
SIPAT: compromisso da Aeromédica com a segurança dos colaboradores
05/12/2018

A Unimed Aeromédica, unidade de negócios da Unimed Federação Minas, realizou, entre os dias 26 e 30 de novembro, mais uma edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Neste ano, o evento teve como tema “Segurança no ambiente de trabalho: você se sente seguro?” e contou com palestras e atividades práticas. O objetivo da SIPAT foi proporcionar maior conhecimento e promover a conscientização dos colaboradores, convidando-os a refletir sobre a importância de seguir com critério os processos e se atentar para as questões relacionadas à saúde.

A programação do evento contemplou apresentações sobre “Fatores Humanos”, “DST”, “O gerenciamento da fadiga e a segurança no trabalho” e “Tabagismo e Alcoolismo”, realizadas por gestores e colaboradores da empresa. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de participar de uma dinâmica sobre primeiros socorros, aprendendo, na prática, os conceitos básicos para socorrer uma vítima em situações de emergência.

O superintendente de Negócios da Unimed Federação Minas, Cristiano Rocha, destacou a importância do evento e ressaltou o compromisso da Federação e da Aeromédica com a capacitação dos colaboradores em relação à segurança no trabalho. “A atividade da Unimed Aeromédica envolve riscos de acidentes e o nosso objetivo aqui é exatamente prevenir esse tipo de situação, desde ocorrências mais simples até grandes acidentes. A participação dos colaboradores, independentemente da área em que atuam, é fundamental, pois aqui tratamos de questões relacionadas à saúde e também à parte técnica do trabalho”, disse. Cristiano destacou, ainda, que a segurança é um dos fatores que contribuem para um bom ambiente de trabalho e que, também por isso, o tema é motivo de cuidado permanente por parte da Diretoria.

Atividade surpresa

No último dia da SIPAT, os colaboradores da Aeromédica foram surpreendidos pelo alarme de incêndio do hangar, que disparou por volta das 15h, indicando a existência de fogo no local. O hangar precisou ser evacuado imediatamente, o que aconteceu com rapidez e segurança.

O suposto incêndio não passou de um susto e foi, na verdade, uma simulação de emergência que fazia parte da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Para deixar a cena ainda mais real e atestar que está preparada para uma emergência desse tipo, a Aeromédica contou com a participação da Infraero, que disponibilizou carro de combate a incêndio e ambulância da Seção Contra Incêndio (SCI) do Aeroporto da Pampulha.