CARREGANDO...

 
Exclusividade no transporte aeromédico
05/02/2019

Você sabia que um dos principais diferenciais da Unimed Aeromédica é o nível de especialização da equipe em transporte aeromédico? A empresa se dedica exclusivamente a esse tipo de transporte, o que permite que todos os esforços da equipe operacional estejam focados em apenas um tipo de serviço. A equipe e a estrutura (pilotos, coordenação de voo, pistas, médicos e enfermeiros) atuam concentrados em um único objetivo e as aeronaves ficam configuradas para o transporte aeromédico em tempo integral, o que agiliza a operação.

Uma empresa que se propõe, por exemplo, a atender também voos executivos e de carga tem sua operação dividida para atuações completamente diferentes. Vale lembrar que para que uma aeronave transporte pacientes, ela precisa ser devidamente equipada com os kits aeromédicos, equipamentos e insumos médicos necessários, além de estar totalmente desinfeccionada. O processo de equipar e desequipar uma aeronave, confingurando-a para diferentes tipos de missão demanda horas de trabalho, o que pode prejudicar o tempo de atendimento ao solicitante do serviço.

É importante ressaltar, ainda, que os profissionais dedicados ao transporte aeromédico são especialistas na área e recebem treinamentos periódicos para a atuação nas missões. A tripulação, por exemplo, precisa ser treinada de maneira própria e adequada ao serviço aeromédico, que envolve rotinas bastante diferentes da atuação em outros tipos de transporte aeréo. Inclusive, dependendo do tipo de patologia do paciente a ser transportado, os tripulantes de uma missão recebem orientações de como proceder diante desse quadro, recebendo, por exemplo, medicação preventiva caso seja necessário. Em uma missão comum de táxi-aéreo, isso dificilmente aconteceria.

Outro diferencial da exclusividade da atuação no transporte aeromédico é o hangar onde a empresa fica instalada. A estrutura para transporte aeromédico precisa atender a uma série de requisitos para a operação no setor, como ter local próprio para descarte dos materiais utilizados no voo, espaço adequado para limpeza de equipamentos, kits e demais utilizáveis que vão a bordo, caixa d’água com controle mensal de qualidade da água e limpeza semestral e uma série de outras exigências específicas para esse segmento de transporte. Quando a empresa é especialista em transporte aeromédico, esse tipo de medida é inerente à atividade da companhia, o que facilita e agiliza o trabalho.

 

Diferenciais da Unimed Aeromédica

  • Equipes médicas especialistas em transporte aeromédico, que atuam dedicadas exclusivamente a esse tipo de transporte em regime de plantão;

 

  • Instalações físicas no hangar destinadas exclusivamente ao atendimento médico de urgência (farmácia, sala de equipamentos, dormitórios etc);

 

  • Coordenação de voo com equipe qualificada e especializada para esses atendimentos, preparados para definição da melhor logística operacional que garanta a segurança e rápido atendimento ao paciente.